SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue69Cultural heritage and women's history: reflections and didactic possibilitiesEducation for race and ethnic relations: The project Museum of African History and Culture at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

DAHMER, Carin Cristina  and  BARIN, Ana Cláudia. Memória e história: atravessamentos com a arte e a educação*. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.716-741.  Epub June 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ds09.

A história e a memória são os campos de articulação deste artigo, tendo como arranjo as possibilidades entre a arte e os espaços museológicos. Abordam-se as noções de história junto a Deleuze (2013) e Didi-Huberman (2013, 2015), propondo que sua constituição possa também se dar pelo que afeta e atravessa o presente, assim como a noção de memória e tempo como duração a partir de Bergson (2005). Apresentam-se recortes de experimentações com imagens da história da arte nos espaços educativos, assim como articulações com a memória e os espaços expositivos, visando algumas alianças entre arte e educação. Como método elenca-se a cartografia como modo de apresentar os atravessamentos entre memória e história, para tornar potente os percursos de uma pesquisa, do que afeta o/a pesquisador/a neste processo. Aponta-se como resultado que a abordagem da história e da memória a partir da sua articulação com o presente se dá como campo possível para a produção do conhecimento em arte e educação.

Keywords : História; Memória; Arte; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )