SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número69Patrimônio cultural e história das mulheres: reflexões e possibilidades didáticasEducação para as relações étnico-raciais: o projeto Museu de História e Cultura Afro na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

DAHMER, Carin Cristina  e  BARIN, Ana Cláudia. Memória e história: atravessamentos com a arte e a educação*. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.716-741.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ds09.

A história e a memória são os campos de articulação deste artigo, tendo como arranjo as possibilidades entre a arte e os espaços museológicos. Abordam-se as noções de história junto a Deleuze (2013) e Didi-Huberman (2013, 2015), propondo que sua constituição possa também se dar pelo que afeta e atravessa o presente, assim como a noção de memória e tempo como duração a partir de Bergson (2005). Apresentam-se recortes de experimentações com imagens da história da arte nos espaços educativos, assim como articulações com a memória e os espaços expositivos, visando algumas alianças entre arte e educação. Como método elenca-se a cartografia como modo de apresentar os atravessamentos entre memória e história, para tornar potente os percursos de uma pesquisa, do que afeta o/a pesquisador/a neste processo. Aponta-se como resultado que a abordagem da história e da memória a partir da sua articulação com o presente se dá como campo possível para a produção do conhecimento em arte e educação.

Palavras-chave : História; Memória; Arte; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )