SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue69Education for race and ethnic relations: The project Museum of African History and Culture at schoolNarrative research as a methodological possibility for teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Janaina Amorim da; PONTES, Mylene Silva de  and  PAIM, Elison Antonio. No entrecruzar da História, Patrimônio e Educação Étnico-Racial - Uma experiência decolonial possível na Educação de São José. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.768-794.  Epub June 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ds11.

O presente artigo relata e teoriza uma experiência de ensino desenvolvida por duas professoras de História no ensino fundamental da rede municipal de ensino em São José, na Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Consistiu em um projeto pedagógico desenvolvido no entrecruzar dos campos da História, do Patrimônio e da Educação Étnico-Racial. O objetivo foi visibilizar a presença da população afro-brasileira e africana no município. Metodologicamente, realizamos estudo e problematização dos patrimônios oficiais, das memórias de sujeitos negros evidenciando as colonialidades e silenciamentos sobre eles na História do município. Percebemos as relações de poder e colonialidade nas políticas públicas de preservação de memórias e patrimônios. A experiência evidenciou que o ensino de outras Histórias é possível ao propormos metodologias e temáticas curriculares capazes de transgredir com as colonialidades dos conteúdos históricos pré-definidos na proposta curricular municipal. Destacamos o envolvimento dos estudantes com as atividades, um misto de encantamento e surpresa por não conhecerem os espaços, as gentes e os patrimônios da cidade que habitam.

Keywords : Ensino de História; Patrimônio; Educação Étnico-Racial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )