SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número69Século XXI e desigualdades nas condições de trabalho docente na educação superiorA LGBTQIAfobia sob o prisma das representações sociais de docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALVES, Francisco Regis Vieira. Transposição Didática (TD) e Transposição Profissional (TP): uma discussão sobre a noção de competência profissional do professor de matemática. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.901-921.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ao05.

O presente trabalho apresenta e descreve a noção de transposição profissional, resultante de um referencial teórico em didática da matemática e da didática profissional, segundo a tradição e a pesquisa francesa, visando compreender o processo de aquisição das habilidades profissionais do professor de Matemática. Assim, através de um contexto que não só pode ser explicado pelo terreno epistêmico disciplinar clássico, como, por exemplo, no caso da noção clássica de transposição didática, observa-se a necessidade de compreender a aquisição de um conhecimento pragmático essencialmente desenvolvido através do exercício de resolução de tarefas específicas e superação de barreiras profissionais. Assim, tanto a noção de transposição didática quanto a noção de transposição profissional podem auxiliar na investigação sistemática do papel do professor de matemática no campo da educação matemática no Brasil.

Palavras-chave : Transposição profissional; Transposição didática; Competência profissional; Ensino.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )