SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue69Didactic Transposition (DT) and the Professional Transposition (PT): a discussion on the notion of professional competence of the mathematics teacherThe pedagogical practice of the mentor of the literacy teacher mobilized by the pandemic in Higher Education institutions and the use of information and communication technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. A LGBTQIAfobia sob o prisma das representações sociais de docentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.922-939.  Epub June 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ao06.

A LGBTQIAfobia é a manifestação arbitrária que consiste em qualificar o outro como contrário, inferior ou anormal. Com o objetivo de analisarmos as faces dessa violência, por meio das representações sociais de docentes, nos questionamos: de que forma os atos de discriminação e exclusão, contra estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores, Intersexos, Indecisos, Assexuados e Aliados - LGBTQIA - são manifestos no ambiente escolar? Na tentativa de responder ao problema proposto recorremos à pesquisa descritiva exploratória, realizada a partir da aplicação de um questionário sócio demográfico e de uma entrevista semiestruturada, com trinta e oito educadores dentre diretores escolares, pedagogas exercendo atividades administrativas pedagógicas e professoras de Biologia, de escolas de ensino médio, de treze municípios da região norte do Estado do Paraná. O corpus analítico foi categorizado conforme a análise de conteúdo e apoiado na Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici (2015). Os resultados obtidos apontaram para a organização de três núcleos de representações, pautados nos estudos de Bardin (2016): LGBTQIAfobia: violência, reprodução da exclusão e o amparo legal; o direito autorizado de quem fala e; estratégias positivas de enfrentamento. Depreendemos a partir desses dados, que essa investigação, somada às inúmeras outras existentes, estruturadas em entrevistas com um grupo social de professores, demonstra que nós educadores podemos e devemos institucionalizar orientações e abordagens acerca da diversidade sexual e do combate e prevenção a LGBTQIAfobia, pois, consideramos que a ausência deste debate causa grande impacto e relevância na vida escolar daqueles estudantes.

Keywords : LGBTQIAfobia; Representações Sociais; Professores; Escola; Diversidade Sexual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )