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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. A LGBTQIAfobia sob o prisma das representações sociais de docentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.922-939.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ao06.

A LGBTQIAfobia é a manifestação arbitrária que consiste em qualificar o outro como contrário, inferior ou anormal. Com o objetivo de analisarmos as faces dessa violência, por meio das representações sociais de docentes, nos questionamos: de que forma os atos de discriminação e exclusão, contra estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores, Intersexos, Indecisos, Assexuados e Aliados - LGBTQIA - são manifestos no ambiente escolar? Na tentativa de responder ao problema proposto recorremos à pesquisa descritiva exploratória, realizada a partir da aplicação de um questionário sócio demográfico e de uma entrevista semiestruturada, com trinta e oito educadores dentre diretores escolares, pedagogas exercendo atividades administrativas pedagógicas e professoras de Biologia, de escolas de ensino médio, de treze municípios da região norte do Estado do Paraná. O corpus analítico foi categorizado conforme a análise de conteúdo e apoiado na Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici (2015). Os resultados obtidos apontaram para a organização de três núcleos de representações, pautados nos estudos de Bardin (2016): LGBTQIAfobia: violência, reprodução da exclusão e o amparo legal; o direito autorizado de quem fala e; estratégias positivas de enfrentamento. Depreendemos a partir desses dados, que essa investigação, somada às inúmeras outras existentes, estruturadas em entrevistas com um grupo social de professores, demonstra que nós educadores podemos e devemos institucionalizar orientações e abordagens acerca da diversidade sexual e do combate e prevenção a LGBTQIAfobia, pois, consideramos que a ausência deste debate causa grande impacto e relevância na vida escolar daqueles estudantes.

Palabras clave : LGBTQIAfobia; Representações Sociais; Professores; Escola; Diversidade Sexual.

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