SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número69A LGBTQIAfobia sob o prisma das representações sociais de docentesEducação Ambiental no Ensino Fundamental: aprendizagens estudantis e seus reflexos para além da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BACILA, Maria Sílvia. A prática pedagógica do formador do professor alfabetizador mobilizada pela pandemia nas instituições de Ensino Superior e o uso das tecnologias da informação e comunicação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.940-956.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ao07.

Esta investigação discute como o formador do professor alfabetizador está elaborando suas práticas no Ensino Superior frente ao período de pandemia, decorrente da infecção humana causada pelo Covid-19. O eixo epistemológico deste estudo é a Didática prática (MARTINS, 2009), o que implica em analisar a prática pedagógica não como causa e efeito, mas como um campo de determinação de causalidade complexa. A opção metodológica utilizada para compor esse estudo é de natureza qualitativa, baseada em André (2008), e teve como unidade de análise a prática pedagógica produzida na disciplina de alfabetização nos cursos de Pedagogia presenciais de Curitiba. A estratégia de coleta de informações utilizada constitui-se em entrevista (FLICK, 2009). Os dados coletados foram produzidos e analisados apoiados na análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011). Os principais teóricos que sustentam a análise dessa investigação são Morin (2001), Moore (2002), Moreira e Monteiro (2012), Torres (2004), Zabalza (2014), Kenski (2010) e Camargo e Daros (2018). Foi possível depreender desse estudo a mudança da prática pedagógica dos profissionais formadores no Ensino Superior para o uso de novas tecnologias. Com a avassaladora pandemia e a imposição do ensino remoto, prevalecem dificuldades tanto por parte dos estudantes quanto dos profissionais no que tange ao uso das tecnologias educacionais para ensinar e aprender.

Palavras-chave : Prática Pedagógica; Tecnologias da Informação e Comunicação; Alfabetização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )