SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue69The pedagogical practice of the mentor of the literacy teacher mobilized by the pandemic in Higher Education institutions and the use of information and communication technologiesHow to Teach Chemistry? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

REIS, Geilson de Arruda  and  SCHWERTNER, Suzana Feldens. Educação Ambiental no Ensino Fundamental: aprendizagens estudantis e seus reflexos para além da escola. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.957-984.  Epub June 11, 2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ao08.

O presente artigo versa sobre um trabalho de Educação Ambiental (EA) que vem sendo desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental, desde junho de 2012, em uma escola municipal de Imperatriz/MA, Brasil: o Projeto Bacuri Verde (PBV) - Adote uma Árvore. Objetivou-se identificar se a vivência em EA promovida pelo PBV resultou em aprendizados para os estudantes dentro e fora do espaço escolar. Em relação à metodologia, trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, aproximando-se de pressupostos de estudos multicasos. Foram envolvidos nove egressos e três ingressos do PBV, sendo no total 12 sujeitos participantes. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. O material foi analisado seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva por meio das categorias: aprendizagens e vertentes sobre EA à luz dos investigados; vivências e aprendizagens no espaço do viveiro; e “em todos os lugares que eu for, vou levar o que aprendi no projeto”. Os resultados evidenciaram que as aprendizagens produzidas e experienciadas no contexto do PBV demostraram ser relevantes tanto no contexto escolar como no não escolar. Foram apontadas mudanças positivas nas formas de se relacionar e de se comunicar com as pessoas em espaços frequentados e tempos vividos posteriores à época de estudos na escola.

Keywords : Educação ambiental; Vivências; Contexto escolar; Contexto não escolar; Estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )