SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número69Educación Ambiental en la Enseñanza Primaria: aprendizajes estudiantiles y sus reflejos más allá de la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BEDIN, Everton. Como Ensinar Química?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.69, pp.985-1011.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.069.ao09.

Neste artigo objetiva-se entender como um grupo de professores desenvolve as suas ações didático-pedagógicas com vistas ao ensino de química, ponderando concepções sobre a pergunta: “Como ensinar química?”. Tal objetivo deriva da perspectiva de que as convicções em relação ao questionamento são constituídas idiossincraticamente sobre o ideário pedagógico que se arquiteta e se fundamenta a partir de pressupostos teóricos e de reflexões sobre a própria ação pedagógica, vislumbrando os recursos didáticos e as diferentes metodologias de ensino plausíveis a sua realidade. Para tanto, esta pesquisa de natureza quali-quantitativa, a partir da análise dos dados de forma mista, foi desenvolvida por meio de um formulário online contendo sete assertivas, construído no Google Forms com base na escala Likert de cinco pontos¸ e disponibilizado a 92 professores de química em um período de 30 dias. A análise qualitativa das assertivas ocorreu de forma interpretativa à luz de teóricos da área, e de forma quantitativa com base na estatística descritiva a partir do programa Statistical Package for the Social Sciences. Ao término, evidenciou-se que a maioria dos professores desenvolve as suas ações didático-pedagógicas a partir de estratégias que julgam eficientes e importantes para os alunos aprenderem química, seguida da inserção da pesquisa, do diálogo e da (re)significação dos conceitos e dos conteúdos a partir da curiosidade, do contexto e do interesse dos sujeitos.

Palabras clave : Ensino de Química; Prática Docente; Formação sociocientífica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )