SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71Un estudio sobre los requisitos de admisión docente para profesores de Educación Profesional y Tecnológica en Institutos FederalesRelaciones históricas de la Resolución CNE / CP N ° 1/2021: implicaciones para la formación docente en Educación Profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Cristiano Pereira da  y  CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. Formação e inserção dos coordenadores de curso no ensino médio e técnico: o contexto das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1535-1562.  Epub 26-Ene-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds03.

A pesquisa pretendeu delinear a inserção e formação dos coordenadores de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, ao explorar aspectos relacionados à trajetória histórica, inserção e a formação inicial e continuada destes profissionais no âmbito de um sistema público de educação profissional, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Por meio de uma pesquisa documental e de campo do tipo survey, de abordagem qualitativa, realizada entre 128 coordenadores de cursos de 75 Etecs, insere-se na possibilidade de expansão de uma literatura ainda incipiente sobre a coordenação de cursos na educação profissional, apontando resultados sobre a formação e inserção destes sujeitos, desvelando lacunas existentes, oportunidades de formação pouco exploradas, a constituição do grupo de profissionais enfocado. Estes resultados, em relação à formação dos coordenadores de curso, destacaram a necessidade de alinhamento da formação inicial e continuada aos temas relacionados à gestão de legislação e da informação, bem como aspectos pedagógicos e gestionários das unidades escolares. Quanto à sua inserção, apontou-se a imperativa dotação e distribuição de carga horária suficiente para um melhor desempenho de suas atividades, bem como a importância dos incentivos variados ao desenvolvimento da função de coordenação. Em perspectiva, este ator emergiu como imprescindível para os processos e os resultados das escolas técnicas estaduais, desde seu primeiro reconhecimento histórico em 1988 e, posteriormente, acompanhando os movimentos de forte expansão institucional no início do século XXI.

Palabras clave : Coordenação de curso; Educação profissional; Gestão Escolar; Ensino Técnico; Formação e inserção de gestores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )