SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71Formación e inserción de coordinadores de cursos en la educación técnica profesional de grado medio: el contexto de las Escuelas Técnicas del Estado de São PauloProfesores no licenciados en la Educación Secundaria Integrada: los significados de la enseñanza en la escuela secundaria integrada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

LIMA, Marcelo  y  MERCES, Tatiana das. Relações históricas da Resolução CNE/CP nº 1/2021: implicações para a formação docente na Educação Profissional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1563-1582.  Epub 26-Ene-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds04.

Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória histórica da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Analisa diferentes documentos oficiais que regulamentam a docência na EPT desde a década de 1990 ao presente cenário e dialoga com produções acadêmicas do campo Trabalho e Educação, como Frigotto, Machado, Moura e Ciavatta, que versam sobre as flexibilizações e precarizações da docência nessa modalidade de ensino. As políticas de formação docente na EPT sofrem significativamente com a descontinuidade e fragmentação das ações por parte dos governos: a maioria possui caráter emergencial e provisório, por conseguinte, não garante um trabalho pedagógico que se afirme na perspectiva emancipatória dos educandos e ultrapasse à lógica da formação para o mercado.

Palabras clave : Formação docente; Educação Profissional e Tecnológica; Política Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )