SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue71Non-licensed teachers in Basic Education: senses of teaching in Integrated High SchoolTeacher Life Path and its Contribution to Teaching in Professional and Technological Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; ARAUJO, Maria Cristina Pansera de  and  VIEIRA, Josimar de Aparecido. Docência da educação profissional: entre a universalidade e a singularidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1609-1628.  Epub Jan 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds06.

Este trabalho tem como objetivo identificar como os professores da educação profissional efetivam a sua docência enfocando os conhecimentos considerados relevantes e os saberes requeridos para o exercício da docência de modo semelhante aos demais níveis e etapas da educação e as especificidades da educação profissional. Toma como referência, em relação aos saberes docentes, os estudos de Imbernón, Nóvoa, Shulman e Tardif e autores brasileiros que discutem a temática. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa de campo e os dados empíricos foram produzidos por meio de estudo de caso instrumental com uso de entrevista realizada com dez professores que atuam nos cursos técnicos de nível médio em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia situado no sul do Brasil. Os resultados indicam que, de modo geral, os professores precisam construir saberes que envolvem a docência de modo universal, acrescido de singularidades que distinguem a educação profissional dos demais níveis e etapas da educação.

Keywords : Educação Profissional; Formação de professores; Saberes docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )