SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71Professores não licenciados na Educação Básica: sentidos de docência no Ensino Médio IntegradoTrajetória de vida docente e sua contribuição para a docência na educação profissional e tecnológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; ARAUJO, Maria Cristina Pansera de  e  VIEIRA, Josimar de Aparecido. Docência da educação profissional: entre a universalidade e a singularidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1609-1628.  Epub 26-Jan-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds06.

Este trabalho tem como objetivo identificar como os professores da educação profissional efetivam a sua docência enfocando os conhecimentos considerados relevantes e os saberes requeridos para o exercício da docência de modo semelhante aos demais níveis e etapas da educação e as especificidades da educação profissional. Toma como referência, em relação aos saberes docentes, os estudos de Imbernón, Nóvoa, Shulman e Tardif e autores brasileiros que discutem a temática. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa de campo e os dados empíricos foram produzidos por meio de estudo de caso instrumental com uso de entrevista realizada com dez professores que atuam nos cursos técnicos de nível médio em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia situado no sul do Brasil. Os resultados indicam que, de modo geral, os professores precisam construir saberes que envolvem a docência de modo universal, acrescido de singularidades que distinguem a educação profissional dos demais níveis e etapas da educação.

Palavras-chave : Educação Profissional; Formação de professores; Saberes docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )