SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue71Teacher Life Path and its Contribution to Teaching in Professional and Technological EducationNestor dos Santos Lima’s interpretations on teaching in Brazilian and Argentine professional institutions (1923) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MENEZES, Graziela Ninck Dias. Pedagogias de (re)existência: narrativas da docência na educação profissional técnica com/na diversidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1653-1674.  Epub Jan 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds08.

O artigo discute como professores/as vêm construindo pedagogias que insurgem como modos de (re)existência (WALSH, 2013) ao silenciamento de sujeitos da diversidade e da ausência de políticas de integração com a comunidade. Aponta no debate como a diversidade se constitui enquanto campo de disputa e de luta por direitos e como isso reverbera no cenário educacional e tensiona os/as docentes a atuarem em direção às demandas advindas desse contexto. O trabalho resulta de uma pesquisa que cartografou a profissão docente na educação profissional técnica a partir de experiências educativas com/na diversidade. Produzido em dois campi do Instituto Federal da Bahia, inscreve-se como pesquisa narrativa, tendo como dispositivos as rodas de conversa e as cartas pedagógicas, como espaços narrativos que propiciaram revelar as interpretações de uma realidade, mapeada pelas experiências e pelos modos como os sujeitos que nela habitam dão significados aos acontecimentos e como estes reverberam na profissão docente. A cartografia produzida revela como experiências educativas com a diversidade colocam os/as docentes na condição de escuta, de compreensão sobre como seus/suas estudantes vivem e enfrentam situações de discriminação e preconceito. Ainda revelam como em suas práticas de (re)existência favorecem a integração com a comunidade ou promovem na escola a cultura que dela emerge e geram construção de relações mais horizontais tendo-os/as como atores/atrizes, copartícipes e corresponsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem.

Keywords : Pedagogias de (re)existência; Diversidade; Docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )