SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71Interpretações de Nestor dos Santos Lima sobre a docência em instituições profissionais brasileiras e argentinas (1923)A construção de saberes no desenvolvimento profissional docente: narrativas de professores do IFPI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BARRETO, Marta Pastor da Silva  e  ANECLETO, Úrsula Cunha. Formação continuada crítico-reflexiva: um caminho para profissionalidade do professor técnico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1700-1715.  Epub 26-Jan-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds10.

Este artigo tem como objeto de estudo o processo de formação continuada para professores técnicos em um Centro de Educação Profissional do Semiárido, no Território de Identidade do Sisal, na Bahia, focalizado a partir de atitude orientada ao consenso, pelo viés de uma racionalidade comunicativa. Esse processo formativo é discutido com interfaces de saberes e práticas pedagógicas buscando contribuir para o desenvolvimento da profissionalidade docente do professor técnico, por meio da reflexão de concepções e de práticas pedagógicas. Assim, este artigo busca compreender como a formação continuada favorece o sobrepujamento do agir estratégico docente para um agir comunicativo na prática de ensino a fim de refletir sobre sua profissionalidade docente. A metodologia está embasada nos conceitos da pesquisa colaborativa, desenvolvida a partir de sessões reflexivas e de entrevistas semiestruturadas com professores técnicos sobre seu fazer docente e sua profissionalidade. Como resultado, para que esses técnicos tenham mais identificação com a docência, aponta-se a importância de processos formativos no espaço escolar, que surjam das próprias realidades educativas locais, de forma dialógica e engajada e contribuam para a ressignificação do trabalho do professor, no sentido de possibilitar uma compreensão colaborativa do seu fazer educacional e uma transmutação nas ações pedagógicas desses professores técnicos.

Palavras-chave : Formação Continuada; Racionalidade Comunicativa; Educação Profissional; Profissionalidade Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )