SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71Formación de docentes para la formación profesional a través de un curso de extensión con tecnologías emergentes y escolarización abiertaLa prueba de acceso a la educación superior como indicador de calidad entre los estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GONCALVES, Anderson Cavalcante; FERREIRA, Deller James  y  GRACIANO NETO, Valdemar Vicente. Desafios dos professores de programação de computadores para promover a regulação dos alunos em atividades de aprendizagem invertida durante o COVID-19. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1820-1838.  Epub 26-Ene-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds15.

Os desafios para professores de programação de computadores são grandes; é difícil ensinar conceitos e estruturas inerentes à linguagem de programação aos alunos em cursos introdutórios na área de informática. A pandemia de coronavírus, COVID-19, intensificou essas dificuldades à medida que todo o processo de ensino e aprendizagem migrou para as plataformas online. A pesquisa visa fornecer evidências sobre as dificuldades que os professores de informática estão tendo para implementar aulas invertidas. A análise envolve o conhecimento das percepções dos professores sobre os métodos de ensino colaborativos de resolução de problemas e com estratégias regulatórias para motivar os alunos e promover reflexões sobre a sua aprendizagem. Os resultados indicam que os professores apresentam dificuldades significativas na compreensão do uso das metodologias ativas, na compreensão do perfil dos alunos aprendizes e na forma como eles podem preparar, planejar, implementar e favorecer a aprendizagem.

Palabras clave : Programação de computador; Desafios; Regulação; Aprendizagem Invertida; COVID-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )