SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71A formação docente para educação profissional por meio de um curso de extensão com tecnologias emergentes e escolarização abertaO exame de admissão ao ensino superior como indicador de qualidade entre os estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GONCALVES, Anderson Cavalcante; FERREIRA, Deller James  e  GRACIANO NETO, Valdemar Vicente. Desafios dos professores de programação de computadores para promover a regulação dos alunos em atividades de aprendizagem invertida durante o COVID-19. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1820-1838.  Epub 26-Jan-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ds15.

Os desafios para professores de programação de computadores são grandes; é difícil ensinar conceitos e estruturas inerentes à linguagem de programação aos alunos em cursos introdutórios na área de informática. A pandemia de coronavírus, COVID-19, intensificou essas dificuldades à medida que todo o processo de ensino e aprendizagem migrou para as plataformas online. A pesquisa visa fornecer evidências sobre as dificuldades que os professores de informática estão tendo para implementar aulas invertidas. A análise envolve o conhecimento das percepções dos professores sobre os métodos de ensino colaborativos de resolução de problemas e com estratégias regulatórias para motivar os alunos e promover reflexões sobre a sua aprendizagem. Os resultados indicam que os professores apresentam dificuldades significativas na compreensão do uso das metodologias ativas, na compreensão do perfil dos alunos aprendizes e na forma como eles podem preparar, planejar, implementar e favorecer a aprendizagem.

Palavras-chave : Programação de computador; Desafios; Regulação; Aprendizagem Invertida; COVID-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )