SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71Desafíos de los profesores de programación informática para promover la regulación de los estudiantes en las actividades de aprendizaje invertida durante COVID-19Otros currículos, otros sujetos: nuevos paisajes en el territorio curricular desde una experiencia narrativa-docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

COLLINSON, Ivan; BARBOSA, Adérito  y  RIBAUE, Albertina. O exame de admissão ao ensino superior como indicador de qualidade entre os estudantes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1839-1860.  Epub 26-Ene-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ao01.

O uso de avaliações, testes e exames remonta a vários séculos antes da nossa era, sendo um mecanismo ou instrumento com diversas aplicações, quer no contexto educacional, quer no contexto mais amplo da vida em sociedade. Especificamente, no que se refere ao ensino superior, a importância atribuída aos exames, em especial de admissão ao ensino superior, é enquadrada no contexto das funções desempenhadas pelos exames, de forma geral, mas em particular, pela percepção de qualidade que daí advém. A literatura disponível e consultada para o efeito, bem como os resultados de um inquérito realizado a uma amostra de estudantes do ensino superior, em específico da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, ilustra que os estudantes têm uma percepção de qualidade do ensino superior, resultante do mecanismo de ingresso usado, neste caso o exame de admissão à que foram sujeitos. Com efeito, conclue-se também que a validade do instrumento, proveniente da concepção correcta dos exames, é um indicador de qualidade do futuro graduado.

Palabras clave : Avaliação; Exame de admissão; Ensino superior; Qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )