SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71La asistencia educativa especializada para Altas Habilidades/ Superdotación: desde las políticas à las practicasA través de la pantalla de una tableta: tecnologías digitales en Educación Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Raphaelle Nascimento  y  COUTO, Edvaldo Souza. #nasbordasabertasdeumtweet: pedagogias e produção de microcontos no Twitter. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1915-1940.  Epub 26-Ene-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ao04.

A produção de microcontos no Twitter se inscreve dentro de uma prática social de escrita de maior espectro - a twitteratura. Neste contexto, a partir dos estudos e das interfaces que aproximam a Educação da Literatura na Cibercultura, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar a produção de microcontos no Twitter, destacando as pedagogias de escrita ali desenvolvidas. O método usado foi o qualitativo, de cunho analítico e interpretativo. Para a análise dos dados usou-se a técnica de Análise Textual Discursiva - ATD e princípios da Análise de Redes Sociais - ARS. O argumento central é que a twitteratura é uma pedagogia da escrita em rede que se constrói, principalmente, através da experiência compartilhada e da mobilização on-line de aprendizagens. O artigo conclui que uma das formas de produção das culturas contemporâneas é a escrita literária em rede, a qual se utiliza da construção e da mobilização de pedagogias que contribuem para a circulação de modos de ser e de formas de compartilhar conteúdos estéticos.

Palabras clave : Twiteratura; Microcontos; Twitter; Educação e Literatura; Cibercultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )