SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71O Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação: das políticas à práticaPela tela de um tablet: tecnologias digitais na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Raphaelle Nascimento  e  COUTO, Edvaldo Souza. #nasbordasabertasdeumtweet: pedagogias e produção de microcontos no Twitter. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1915-1940.  Epub 26-Jan-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ao04.

A produção de microcontos no Twitter se inscreve dentro de uma prática social de escrita de maior espectro - a twitteratura. Neste contexto, a partir dos estudos e das interfaces que aproximam a Educação da Literatura na Cibercultura, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar a produção de microcontos no Twitter, destacando as pedagogias de escrita ali desenvolvidas. O método usado foi o qualitativo, de cunho analítico e interpretativo. Para a análise dos dados usou-se a técnica de Análise Textual Discursiva - ATD e princípios da Análise de Redes Sociais - ARS. O argumento central é que a twitteratura é uma pedagogia da escrita em rede que se constrói, principalmente, através da experiência compartilhada e da mobilização on-line de aprendizagens. O artigo conclui que uma das formas de produção das culturas contemporâneas é a escrita literária em rede, a qual se utiliza da construção e da mobilização de pedagogias que contribuem para a circulação de modos de ser e de formas de compartilhar conteúdos estéticos.

Palavras-chave : Twiteratura; Microcontos; Twitter; Educação e Literatura; Cibercultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )