SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue71#nasbordasabertasdeumtweet: pedagogies and production of micro-stories on TwitterCognition as a human creative activity in pedagogy students’ experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

QUEIROZ, Manuela Azevêdo  and  ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Pela tela de um tablet: tecnologias digitais na Educação Infantil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1941-1966.  Epub Jan 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ao05.

Este artigo expõe resultados de pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, com objetivo de examinar o uso de um tablet para (re)significações e (re)interpretações de crianças sobre suas experiências no contexto escolar. Participaram da investigação 19 crianças de quatro a cinco anos de idade de uma escola pública, a quem a pesquisadora solicitou que manuseassem um tablet a fim de fotografarem aquilo de que mais gostavam na escola. Posteriormente, em sessões de entrevista, as crianças eram convidadas a selecionarem as fotos de que mais gostavam. O estudo foi realizado por meio de observações, produção de fotografias e entrevista. Foram realizadas 11 sessões para fotografar e sete sessões para escolhas das fotos, todas vídeo-filmadas. A construção do material empírico permitiu-nos constatar a potência da atividade desenvolvida com o tablet para as (re)elaborações e (re)significações dos participantes no tocante ao contexto escolar, afetando, dessa maneira, suas relações com o meio, com o instrumento e entre pares.

Keywords : Educação Infantil; Tablet; Teoria Histórico-Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )