SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71#nasbordasabertasdeumtweet: pedagogías y producción de microhistoria en TwitterLa cognición como actividad humana creativa en las experiencias de los estudiantes de pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

QUEIROZ, Manuela Azevêdo  y  ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Pela tela de um tablet: tecnologias digitais na Educação Infantil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1941-1966.  Epub 26-Ene-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ao05.

Este artigo expõe resultados de pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, com objetivo de examinar o uso de um tablet para (re)significações e (re)interpretações de crianças sobre suas experiências no contexto escolar. Participaram da investigação 19 crianças de quatro a cinco anos de idade de uma escola pública, a quem a pesquisadora solicitou que manuseassem um tablet a fim de fotografarem aquilo de que mais gostavam na escola. Posteriormente, em sessões de entrevista, as crianças eram convidadas a selecionarem as fotos de que mais gostavam. O estudo foi realizado por meio de observações, produção de fotografias e entrevista. Foram realizadas 11 sessões para fotografar e sete sessões para escolhas das fotos, todas vídeo-filmadas. A construção do material empírico permitiu-nos constatar a potência da atividade desenvolvida com o tablet para as (re)elaborações e (re)significações dos participantes no tocante ao contexto escolar, afetando, dessa maneira, suas relações com o meio, com o instrumento e entre pares.

Palabras clave : Educação Infantil; Tablet; Teoria Histórico-Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )