SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue71Singapore education system and action plan for the hybrid model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LEISTNER, Rodrigo Marques  and  FANTI, Mabielle Pedra. Vamos falar sobre ciganos? Projetos educacionais, representações e a desconstrução do estigma no ambiente escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.2038-2066.  Epub Jan 26, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ao09.

O artigo aborda as complexidades que envolvem a inserção de temáticas como “povos ciganos” e “cultura cigana” no campo educacional. Tomando como ponto de partida o histórico de ações e caracterizações preconceituosas acerca desses povos na sociedade envolvente, o texto problematiza as formas através das quais essas realidades tensas podem ser “negociadas” no âmbito da escola, a partir de duas perspectivas: (i) avaliar o modo como as representações pejorativas acerca dos ciganos e suas culturas se atualizam no ambiente escolar; (ii) verificar as possibilidades de desconstrução daquelas representações a partir da realização de projetos educacionais específicos. Para tanto, em conjunto com revisão da literatura especializada e observação de dados secundários, analisou-se um conjunto de atividades pedagógicas dedicadas às questões étnico-raciais e à temática cigana empreendidas em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Rio Grande, região sul do Rio Grande do Sul. Se por um lado evidencia-se a persistência de representações negativas acerca dos sujeitos e cultura cigana em certas comunidades escolares, avalia-se que determinados projetos educacionais potencializam o papel integrador da escola a partir de processos de reconhecimento dos diferentes saberes e da diversidade cultural e étnica da sociedade brasileira.

Keywords : Ciganos; Representações sociais; Estigma; Relações étnico-raciais; Projetos educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )