SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue72Scientific production of the practice of Qigong in school context: a scope reviewComplexity-transdisciplinarity-eco-training: a way for Creative Schools to metamorphose education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

VESTENA, Carla Luciane Blum  and  GUERIOS, Ettiène. Práticas educativas integradoras e transformadoras em tempo de pandemia: a experiência do projeto “Mundo mágico do CMEI na trilha de descobertas”. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.80-101.  Epub Sep 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds04.

Trata-se de um estudo analítico-reflexivo acerca da experiência vivenciada por professoras do município de Marquinho/PR, no momento do retorno à atividade presencial em tempo de pandemia. O objetivo foi identificar os reflexos da experiência formativa em práticas integradoras de professoras protagonistas de um projeto criativo ecoformador (PCE), realizado em um Centro de Educação Infantil (CMEI) participante da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). As práticas pedagógicas realizadas por professoras em tempo de pandemia no retorno às atividades presenciais nortearam a questão deflagradora do estudo. As categorias de análise foram: ação, emergência, emoção, prontidão. O aporte teórico foi assentado em Morin (2000; 2003), Zwierewicz (2016; 2019) e Maturana (1999; 2000). Os resultados evidenciaram que as professoras desenvolveram expertise em atuar na emergência, integrando razão e emoção em práticas criativas no processo de recepção escolar pós-pandemia.

Keywords : Projeto criativo ecoformador; Pandemia; Práticas integradoras; Complexidade; Prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )