SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Integrando y transformando las prácticas educativas en tiempos de pandemia: la experiencia del proyecto “El mundo mágico del CMEI tras la pista de los descubrimientos”La convergencia entre complejidad y diálogo: fundamentos de la educación para el siglo XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PEDROSO, Daniele Saheb; ZWIEREWICZ, Marlene  y  HULSE, Levi. Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação: uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.102-122.  Epub 19-Sep-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds05.

Este artigo tem como objetivo discutir a tríade conceitual complexidade- transdisciplinaridade-ecoformação por meio da análise de artigos de um dossiê, publicado em 2020, sobre o conceito de complexidade. Além deste, os outros dois conceitos têm pautado o movimento das Escolas Criativas, iniciativa impulsionada por Torre e Zwierewicz (2009a) e mobilizada por núcleos vinculados a diferentes instituições universitárias do Brasil e do exterior, que integram a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Assim, este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que prioriza a abordagem qualitativa, possuindo como aporte teórico contribuições de autores como Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018) e Torre e Zwierewicz (2009b). Entre os resultados, a análise dos artigos possibilitou sua categorização em quatro grupos: i) relação entre autores; ii) as Escolas Criativas e suas especificidades; iii) contribuições da epistemologia da complexidade; iv) e formas de pensar os problemas complexos. Em relação à tríade conceitual, apesar da existência de artigos que não abordam os três conceitos simultaneamente, observou-se que nessa tríade se encontram princípios para a metamorfose da educação, com iniciativas que priorizam a articulação entre conteúdos curriculares e demandas locais e globais, com o objetivo de valorizar vias comprometidas com a solidariedade global a partir de condições localmente criadas.

Palabras clave : Complexidade; Transdisciplinaridade; Ecoformação; Escolas Criativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )