SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Práticas educativas integradoras e transformadoras em tempo de pandemia: a experiência do projeto “Mundo mágico do CMEI na trilha de descobertas”A convergência entre complexidade e diálogo: fundamentos da educação para o século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PEDROSO, Daniele Saheb; ZWIEREWICZ, Marlene  e  HULSE, Levi. Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação: uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.102-122.  Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds05.

Este artigo tem como objetivo discutir a tríade conceitual complexidade- transdisciplinaridade-ecoformação por meio da análise de artigos de um dossiê, publicado em 2020, sobre o conceito de complexidade. Além deste, os outros dois conceitos têm pautado o movimento das Escolas Criativas, iniciativa impulsionada por Torre e Zwierewicz (2009a) e mobilizada por núcleos vinculados a diferentes instituições universitárias do Brasil e do exterior, que integram a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Assim, este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que prioriza a abordagem qualitativa, possuindo como aporte teórico contribuições de autores como Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018) e Torre e Zwierewicz (2009b). Entre os resultados, a análise dos artigos possibilitou sua categorização em quatro grupos: i) relação entre autores; ii) as Escolas Criativas e suas especificidades; iii) contribuições da epistemologia da complexidade; iv) e formas de pensar os problemas complexos. Em relação à tríade conceitual, apesar da existência de artigos que não abordam os três conceitos simultaneamente, observou-se que nessa tríade se encontram princípios para a metamorfose da educação, com iniciativas que priorizam a articulação entre conteúdos curriculares e demandas locais e globais, com o objetivo de valorizar vias comprometidas com a solidariedade global a partir de condições localmente criadas.

Palavras-chave : Complexidade; Transdisciplinaridade; Ecoformação; Escolas Criativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )