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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ROCHA, Ricelli Endrigo Ruppel da  e  BLASZKO, Caroline Elizabel. Contribuição da formação continuada na qualidade de vida de docentes da educação básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.147-168.  Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds07.

Com as novas metas do Plano Nacional de Educação para 2024 os professores da Educação Básica devem continuar o seu processo de formação e manter o seu bem-estar no trabalho para atender as novas demandas do sistema educacional. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições da formação continuada na qualidade de vida dos professores da Educação Básica. Participaram da pesquisa 90 professores do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, divididos em: Grupo Formação Continuada (GFC, n= 48) que participou do programa Formação-Ação em Escolas Criativas durante 2 anos; e Grupo Sem Formação Continuada (GSFC, n= 42). Foi avaliada a percepção da qualidade de vida nos domínios Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente com o instrumento WHOQOL-bref. Os resultados mostraram que os escores nos domínios Físico (57,1), Psicológico (66,7), Relações Sociais (75,0) e Meio Ambiente (65,6) do Grupo Formação Continuada foram significativamente maiores que os escores do Grupo Sem Formação Continuada nos domínios Físico (53,3), Psicológico (62,5), Relações Sociais (66,7) e Meio Ambiente (56,3) (p<0,05). A percepção da qualidade de vida geral do Grupo Formação Continuada (66,0) foi significativamente melhor que a do Grupo Sem Formação Continuada (59,0) (p<0,0001). Em conclusão, o programa de formação continuada contribuiu para a melhora da percepção da qualidade de vida dos professores, mostrando que este programa pautado na tríade complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação refletiu no bem-estar individual, social e ambiental.

Palavras-chave : Formação continuada; Educação básica; Ecoformação; Qualidade de vida.

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