Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
MENESES, Danilo Andrade de; LOPEZ, Luiz Carlos Serramo y FROES, Maira Monteiro. A combinação entre Mindfulness e método ArtSci estimula a criatividade de forma transdisciplinar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.195-221. Epub 19-Sep-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds09.
Sistemas complexos podem se organizar de forma direcionada para a criatividade e autenticidade, uma característica chamada de autotranscendência. Neste artigo, a sala de aula criativa é vista como um sistema complexo que busca a autotranscendência, uma característica de cunho transdisciplinar. Nosso objetivo foi saber se o nosso grupo de pesquisa sobre criatividade desenvolvia essas competências - criatividade e autotranscendência - nos alunos através de práticas que envolviam Mindfulness e o método Artsci. Nossa metodologia foi dividida em duas análises qualitativas. A primeira foi o processo simbólico-arquetípico sobre a última prática do semestre. A segunda análise foi a de conteúdo de Bardin, sobre a melhora da criatividade e outros benefícios das práticas do grupo de pesquisa. Nos resultados da primeira análise encontramos símbolos e arquétipos que remetiam ao aspecto de segurança necessário para o alcance da autonomia e realização pessoal dos estudantes. Na segunda análise encontramos que as práticas criativas foram importantes para o desenvolvimento da criatividade, autoconhecimento, autoestima, autorreflexão e bem-estar. Esses resultados indicam que as competências de criatividade e autotranscendência foram desenvolvidas. Acreditamos que esse modelo contribui para o desenvolvimento de escolas criativas que promovam não só a criatividade, mas a consciência integral do ser humano.
Palabras clave : Transdisciplinaridade; Mindfulness; ArtSci; Criatividade; Autotranscendência.