SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue72A combination of Mindfulness and the ArtSci method stimulates creativity in a transdisciplinary wayReflections about the movement in Early Childhood Education the of pedagogical work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BOLFE, Marcelo  and  PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Formação de professores da EJA em tempos de pandemia: interação, criatividade e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.222-246.  Epub Sep 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds10.

Este artigo objetiva, a partir de um estudo de caso, descrever os processos que configuram um programa de formação continuada a professores da Educação de Jovens e Adultos no momento da pandemia da COVID-19, com vistas ao desenvolvimento de processos inovadores capazes de produzir mudanças por meio da interação, criatividade e aprendizagem. O estudo de caso se desenvolve nos limites da pesquisa qualitativa de abordagem descritiva e teve os dados gerados a partir de questionário, chat dos encontros, dos aplicativos utilizados nos encontros e do questionário de avaliação do processo de formação realizado com vinte e um professores que atuam em um Centro Estadual de Educação Básica na cidade de Almirante Tamandaré, PR. Tendo por base as análises, percebemos que o momento vivenciado pela pandemia da COVID-19, mostrou que os professores têm vivenciado desafios significativos, como a falta de formação específica em estratégias didáticas que utilizam tecnologias, o difícil acesso à internet por parte dos professores e dos alunos e a falta de equipamentos tecnológicos apropriados em suas práticas pedagógicas, com destaque para a falta de interação vivida na pandemia, distanciando professores de professores e professores de alunos.

Keywords : Aprendizagem; Criatividade; Formação Continuada; Pandemia; Tecnologias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )