SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Formación de profesores de EJA en tiempos de pandemia: interacción, creatividad y aprendizajeVictor de Aveyron: un estudio de la película “El chico salvaje” a la luz de la perspectiva histórico-cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SOUTO, Debora Luppi  y  SAITO, Heloisa Toshie Irie. Reflexões sobre o movimento na educação infantil e o trabalho pedagógico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.247-267.  Epub 19-Sep-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds11.

O movimento é um aspecto fundamental a ser trabalhado com as crianças entre zero e três anos, pois por meio dele os pequenos exploram os objetos, seu corpo e do outro e se expressam de modo a se comunicarem com os sujeitos em seu entorno. Chegamos a esse entendimento tendo como base nossos estudos que ocorreram na graduação em Pedagogia, no mestrado e em nossa atuação com crianças, fatores que impulsionaram a pesquisa do referido tema. Defendemos que, ao ser trabalhado de forma qualitativa nas ações pedagógicas da Educação Infantil, o movimento possibilita aos pequenos estabelecerem relações sociais positivas, apropriando-se da cultura humana de modo a desenvolverem aspectos físicos, afetivos e cognitivos. Tendo tal compreensão, objetivamos nesse artigo trazer um recorte da pesquisa realizada no mestrado de modo a refletir sobre a importância do trabalho com o movimento na creche, defendendo uma ação pedagógica qualitativa com as crianças. Para isso, trazemos alguns aspectos voltados ao desenvolvimento do movimento humano e algumas possibilidades de trabalho qualitativo com o movimento na educação infantil, tendo como respaldo os pressupostos da teoria histórico-cultural. Concluímos que é importante na área educacional, principalmente na educação infantil, a reflexão sobre o movimento e uma ação organizada que o contemple, pois, por meio dele, as crianças exploram o mundo ao seu redor e estabelecem importantes relações sociais, as quais contribuem para uma formação integral.

Palabras clave : Creche; Movimento corporal; Práticas pedagógicas; Teoria histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )