SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Reflexiones sobre el movimiento en la educación infantil y el trabajo pedagógicoDesafíos para la escolarización de estudiantes extranjeros en la ciudad de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ROSSI, Jean Pablo Guimarães  y  MAIO, Eliane Rose. Victor de Aveyron: um estudo do filme “O garoto selvagem” à luz da perspectiva histórico-cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.268-286.  Epub 19-Sep-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao01.

Neste estudo, temos por objetivo principal discutir o processo de humanização do sujeito por meio da história de Victor de Aveyron, personagem central do filme “O garoto selvagem”. A história, baseada em fatos reais, conta a tarefa empreendida pelo Dr. Jean Itard na tentativa de educar o “menino selvagem”, conhecido assim por ter sobrevivido durante seus primeiros 11/12 anos de vida, em meio aos bosques do sul da França e longe do convívio humano. Para tanto, nos ancoramos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e, durante o processo de análise, utilizamos a obra fílmica para discutir como foi o processo de educação do menino Victor. As análises evidenciaram que o isolamento social, vivenciado pelo protagonista, prejudicou o desenvolvimento das características propriamente humanas e mostrou como as ações pedagógicas do Dr. Itard se configuraram como pertinentes e, ao mesmo tempo, não teve êxitos sobre o garoto.

Palabras clave : Victor de Aveyron; Histórico-Cultural; Humanização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )