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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
ROSSI, Jean Pablo Guimarães e MAIO, Eliane Rose. Victor de Aveyron: um estudo do filme “O garoto selvagem” à luz da perspectiva histórico-cultural. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.268-286. Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao01.
Neste estudo, temos por objetivo principal discutir o processo de humanização do sujeito por meio da história de Victor de Aveyron, personagem central do filme “O garoto selvagem”. A história, baseada em fatos reais, conta a tarefa empreendida pelo Dr. Jean Itard na tentativa de educar o “menino selvagem”, conhecido assim por ter sobrevivido durante seus primeiros 11/12 anos de vida, em meio aos bosques do sul da França e longe do convívio humano. Para tanto, nos ancoramos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e, durante o processo de análise, utilizamos a obra fílmica para discutir como foi o processo de educação do menino Victor. As análises evidenciaram que o isolamento social, vivenciado pelo protagonista, prejudicou o desenvolvimento das características propriamente humanas e mostrou como as ações pedagógicas do Dr. Itard se configuraram como pertinentes e, ao mesmo tempo, não teve êxitos sobre o garoto.
Palavras-chave : Victor de Aveyron; Histórico-Cultural; Humanização.