SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Victor de Aveyron: un estudio de la película “El chico salvaje” a la luz de la perspectiva histórico-culturalAlgunos hallazgos sobre Ética en Freire en el trabajo "La educación como práctica de libertad" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PASSONE, Eric  y  RIBEIRO, Soraya Magnani Lobo Costa. Desafios à escolarização de alunos estrangeiros no município de São Paulo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.287-316.  Epub 19-Sep-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao02.

Este artigo trata da realidade e dos desafios da escolarização de alunos estrangeiros em uma escola do município de São Paulo. Com base na revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e os professores de uma escola que atende migrantes internacionais, discutem-se os limites das políticas públicas educacionais brasileiras em garantir o direto à educação dos migrantes. Os resultados obtidos mostram contradições entre as práticas declaradas pelos entrevistados e as práticas sociais da escola, resultando em dificuldades efetivas dos profissionais em trabalharem com a diversidade cultural que adentra a escola. Evidencia-se, também, a ausência de programas, projetos e ações de inclusão dos migrantes que garantam o direito à educação.

Palabras clave : Estudante estrangeiro; Direito à educação; Políticas públicas em educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )