SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue72Challenges to the schooling of foreign students in the city of São PauloUnesco's influence on strategies related to basic education in Mercosur Educational Plans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CARLOS, Dafiana do Socorro Soares Vicente  and  SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Alguns achados sobre Ética em Freire na obra “Educação como prática da liberdade”. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.317-341.  Epub Sep 19, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao03.

Ética é um tema necessário à vida social e aos seres humanos nas obras de Paulo Freire. Sendo assim, o presente artigo apresenta alguns achados sobre ética no livro “Educação como prática da liberdade”. O objetivo foi identificar enunciados sobre a ética, presente no discurso freireano, os quais foram analisados através da abordagem teórico-metodológica da “Análise Arqueológica do Discurso” de Foucault (2000). Ao efetivar a escavação na obra acima citada, foram identificados vários achados, cuja regularidade em meio à dispersão assinala a presença de diferentes modos de registrar a questão “ética” em Freire. Os significantes encontrados, associados ao objeto em questão foram: “integração”, “consciência”, “criticidade”, “sujeito” e “humanização”. Logo, o pensar ético freireano na obra supracitada denota sua importância como dispositivo para a formação da consciência crítica dos seres humanos, para que eles saiam da condição de sujeito-objeto, de mero expectador, manipulado, coisificado, enquadrado, para a condição de sujeito-humanizado, sujeito ético.

Keywords : Ética; Discurso; Paulo Freire.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )