SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Desafíos para la escolarización de estudiantes extranjeros en la ciudad de São PauloLa influencia de la Unesco en las estrategias vinculadas a la educación básica en los Planes Educativos del Mercosur índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CARLOS, Dafiana do Socorro Soares Vicente  y  SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Alguns achados sobre Ética em Freire na obra “Educação como prática da liberdade”. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.317-341.  Epub 19-Sep-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao03.

Ética é um tema necessário à vida social e aos seres humanos nas obras de Paulo Freire. Sendo assim, o presente artigo apresenta alguns achados sobre ética no livro “Educação como prática da liberdade”. O objetivo foi identificar enunciados sobre a ética, presente no discurso freireano, os quais foram analisados através da abordagem teórico-metodológica da “Análise Arqueológica do Discurso” de Foucault (2000). Ao efetivar a escavação na obra acima citada, foram identificados vários achados, cuja regularidade em meio à dispersão assinala a presença de diferentes modos de registrar a questão “ética” em Freire. Os significantes encontrados, associados ao objeto em questão foram: “integração”, “consciência”, “criticidade”, “sujeito” e “humanização”. Logo, o pensar ético freireano na obra supracitada denota sua importância como dispositivo para a formação da consciência crítica dos seres humanos, para que eles saiam da condição de sujeito-objeto, de mero expectador, manipulado, coisificado, enquadrado, para a condição de sujeito-humanizado, sujeito ético.

Palabras clave : Ética; Discurso; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )