SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Desafios à escolarização de alunos estrangeiros no município de São PauloA influência da Unesco nas estratégias vinculadas à educação básica nos Planos do Mercosul Educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CARLOS, Dafiana do Socorro Soares Vicente  e  SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Alguns achados sobre Ética em Freire na obra “Educação como prática da liberdade”. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.317-341.  Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao03.

Ética é um tema necessário à vida social e aos seres humanos nas obras de Paulo Freire. Sendo assim, o presente artigo apresenta alguns achados sobre ética no livro “Educação como prática da liberdade”. O objetivo foi identificar enunciados sobre a ética, presente no discurso freireano, os quais foram analisados através da abordagem teórico-metodológica da “Análise Arqueológica do Discurso” de Foucault (2000). Ao efetivar a escavação na obra acima citada, foram identificados vários achados, cuja regularidade em meio à dispersão assinala a presença de diferentes modos de registrar a questão “ética” em Freire. Os significantes encontrados, associados ao objeto em questão foram: “integração”, “consciência”, “criticidade”, “sujeito” e “humanização”. Logo, o pensar ético freireano na obra supracitada denota sua importância como dispositivo para a formação da consciência crítica dos seres humanos, para que eles saiam da condição de sujeito-objeto, de mero expectador, manipulado, coisificado, enquadrado, para a condição de sujeito-humanizado, sujeito ético.

Palavras-chave : Ética; Discurso; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )