SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72La influencia de la Unesco en las estrategias vinculadas a la educación básica en los Planes Educativos del MercosurLa trampa de la alianza estratégica y los proyectos de innovación: la consolidación de emboscadas para la educación ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

OLIARI, Gilberto  y  TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Ofício de professor/a: artesania da relação pedagógica escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.367-388.  Epub 19-Sep-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao05.

O presente artigo apresenta uma discussão de caráter filosófico sobre a relação pedagógica escolar. Busca-se compreender e argumentar a possibilidade de considerar a produção dessa relação a partir dos princípios da artesania (oficina, professor/a artesão/ã, perícia artesanal, consciência material). Assim encontra-se dividido em subseções que buscam: apresentar uma leitura do cenário educacional brasileiro, fundamentado nas políticas públicas educacionais; relacionar os conceitos que definem uma oficina artesanal às considerações sobre a definição do espaço escolar, ampliando a compreensão da escola como oficina; refletir sobre a possibilidade de compreender a relação humana como obra e a relação pedagógica como obra artesanal; e, apresentar o diálogo como meio para constituição desta relação pedagógica escolar. Utiliza-se de uma metodologia artesanal, caminhante, bibliográfica, com inspiração hermenêutica para relacionar os diferentes argumentos e expressões que fundamentam a tese. Considera-se que o/a professor/a pode desenvolver ações inspiradas na artesania para a constituição da relação pedagógica escolar embasado em algumas características que atribuem o adjetivo de ‘bom’ ao/a artesão: o reconhecimento da importância do esboço para a constituição de obras; o valor positivo das contingências; o evitar a busca inflexível da solução de problemas; o evitar o perfeccionismo; e, aprender a identificar o momento de parar.

Palabras clave : Relação Pedagógica; Artesania; Escola; Diálogo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )