SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Ofício de professor/a: artesania da relação pedagógica escolarCultura digital, mídias móveis e metodologias ativas: potencialidades pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

REMPEL, Enaide Tereza  e  RUSCHEINSKY, Aloisio. A cilada dos projetos de parcerias estratégicas e inovação: a consolidação de emboscadas para a educação ambiental. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.389-415.  Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao06.

Este artigo é resultado de pesquisa empírica com análise da relação entre projetos amparados por parcerias e práticas de educação ambiental. Ao constituir-se de um pequeno recorte de uma investigação de doutoramento, o objetivo consiste em abordar parcerias estratégicas e a formatação de ações de educação ambiental, na qualidade de programas de responsabilidade ambiental de empresa do agronegócio. Temos o entendimento de que a articulação das temáticas se dá num conjunto de práticas envolvendo atores sociais, Estado num determinado território. O problema de pesquisa articula as interfaces em ações estratégicas entre atores, órgãos de controle estatal e docentes e discentes. A metodologia consistiu em apreender as estratégias de obtenção de hegemonia a partir das ideias de responsabilidade social e sustentabilidade socioambiental, presentes nos projetos educativos, propostos por uma empresa, em região que engloba municípios considerados polos do agronegócio. Utilizamos como procedimentos de coleta o levantamento de documentação e entrevistas com docentes e gestores educacionais. A pesquisa concluiu que o projeto político-pedagógico da empresa viabilizou as práticas em análise, associadas à homogeneização de condições diferenciadas de vida e a formas de invisibilizar tensões e conflitos, que tendem a produzir conformismo frente aos problemas ambientais, atribuindo-lhe o papel estratégico de reprodução dos interesses do capital e da lógica do mercado num determinado território.

Palavras-chave : Educação ambiental; Agronegócio; Estado; Parcerias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )