SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72Cultura digital, mídias móveis e metodologias ativas: potencialidades pedagógicasPráxis reflexiva e compreensão do currículo: fundamentos da formação docente em um PIBID de História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

DEIMLINGA, Natalia Neves Macedo  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Ensino remoto emergencial e a docência na educação superior: tendências de pesquisas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.441-471.  Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ao08.

Considerando a relevância de estudos que realizem mapeamentos para desvendar e examinar o conhecimento já elaborado apontando os enfoques e as lacunas existentes sobre determinado tema, objetivou-se com este trabalho traçar as principais características e tendências dos artigos publicados no Brasil que discutem os impactos do ensino remoto emergencial (ERE) na formação e no trabalho dos professores da educação superior. Para tanto, tomou-se como fonte de dados 33 artigos publicados entre 2020 e 2021, disponíveis em quatro repositórios científicos: Scielo, Portal de Periódicos da Capes, Scopus e Google Acadêmico. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento. Para a análise, foram consideradas as áreas de conhecimento, regiões do país, temas, objetivos e abordagens metodológicas adotadas pelos trabalhos selecionados. Entre outros aspectos, foi possível identificar a ausência de trabalhos das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências Sociais Aplicadas e observar que, embora os estudos sobre as percepções dos professores, marcados sobretudo por depoimentos e relatos da experiência profissional, configurem-se como o principal tipo de pesquisa realizada, são poucos os artigos publicados por autores de instituições privadas ou que tomem como base dados provenientes dessas instituições. Além disso, foi identificada uma escassez de estudos que discutem os impactos do ERE na percepção de professores que atuam em cursos de licenciatura. Espera-se com este trabalho oferecer a quem se interessar uma percepção acerca da evolução dos estudos sobre o tema, configurando-se como base para o desenvolvimento de ações e pesquisas futuras.

Palavras-chave : Ensino Remoto Emergencial; Docência no ensino superior; Pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )