SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número73El proceso de institucionalización del Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal: un análisis del currículo escolar (1953-1975)La educación escolar secundaria en el Norte Pionero de Paraná: la creación de gimnasios entre los años 1938 y 1961 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MEURER, Sidmar dos Santos. Itinerários de uma reforma sob o argumento econômico-pedagógico: o Plano de Reforma Geral de Azevedo Macedo para a Escola Primária paranaense na década de 1910. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.595-623.  Epub 17-Dic-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ds05.

O texto examina a agenda de reformas da escola primária no Paraná ao longo da década de 1910, ao redor da atuação de Francisco Azevedo de Macedo. Utiliza o recurso metodológico de perseguição de palavras-chave para analisar relatórios, legislação educacional e outros documentos normativos. Objetiva reconhecer os sentidos de reforma que prevaleceram e como esses se conectam com medidas e retóricas mobilizadas com o intento de reformar o ensino, bem como compreender suas consequências para a escolarização primária. Conclui que o Plano de Reforma Geral implementado por Macedo ajudou a consolidar um sentido de reforma afinado com expectativas de modernização do ensino, e sua atuação contribuiu para a afirmação de direcionamentos pedagógicos e prioridades socioculturais que se tornaram preponderantes no incipiente aparelho de escolarização primária do Estado.

Palabras clave : Escola Primária; Reformas Educativas; História da Escolarização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )