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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MEURER, Sidmar dos Santos. Itinerários de uma reforma sob o argumento econômico-pedagógico: o Plano de Reforma Geral de Azevedo Macedo para a Escola Primária paranaense na década de 1910. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.595-623.  Epub 17-Dez-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ds05.

O texto examina a agenda de reformas da escola primária no Paraná ao longo da década de 1910, ao redor da atuação de Francisco Azevedo de Macedo. Utiliza o recurso metodológico de perseguição de palavras-chave para analisar relatórios, legislação educacional e outros documentos normativos. Objetiva reconhecer os sentidos de reforma que prevaleceram e como esses se conectam com medidas e retóricas mobilizadas com o intento de reformar o ensino, bem como compreender suas consequências para a escolarização primária. Conclui que o Plano de Reforma Geral implementado por Macedo ajudou a consolidar um sentido de reforma afinado com expectativas de modernização do ensino, e sua atuação contribuiu para a afirmação de direcionamentos pedagógicos e prioridades socioculturais que se tornaram preponderantes no incipiente aparelho de escolarização primária do Estado.

Palavras-chave : Escola Primária; Reformas Educativas; História da Escolarização.

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