SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue73Itineraries of a reform under the economic-pedagogical argument: Azevedo Macedo's General Reform Plan for the Primary School in Paraná in the 1910'sThe structuring of the teaching profession in the province of Paraná (1854-1870) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins  and  RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. A educação escolar secundária no Norte Pioneiro do Paraná: a criação de Ginásios entre os anos de 1938 e 1961. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.624-648.  Epub Dec 17, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ds06.

Este texto é resultado de uma pesquisa que objetivou levantar fontes e produzir um mapeamento cronológico e geográfico da institucionalização da educação escolar na mesorregião Norte Pioneiro do Paraná. De modo particular, procurou-se identificar em quais localidades e quando foram criados ginásios no período compreendido entre 1938 e 1961. Os marcos se referem ao ano de fundação, pelo Estado, da primeira escola deste nível na região e ao ano da promulgação da Lei Federal n. 4024/61, a primeira LDBEN. As fontes históricas consultadas estão disponíveis no Arquivo Público do Estado do Paraná, em documentos oficiais de escolas da região (Projetos Políticos-Pedagógicos), e em outras obras que registram as histórias e memórias dos municípios da região. Do ponto de vista da produção historiográfica sobre a escolarização nesta região, há poucos estudos que tenham mapeado fontes que permitam reconstruir historicamente o processo de institucionalização da educação. Como um estudo regional, o trabalho parte do pressuposto que local e nacional devem se articular de modo dialético para que seja possível um conhecimento mais próximo do concreto no processo investigativo. A pesquisa identificou, em sintonia com a política educacional da época, um movimento maior de criação dessas escolas entre as décadas de 1940 e 1950, período marcado pela expansão do ideário escolanovista e em que a região se constituía como um centro econômico importante no Norte do Estado do Paraná.

Keywords : História da Educação; Norte Pioneiro do Paraná; Escolas de Ensino Secundário; Ginásios.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )