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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Marcelo Moraes e; MORO, Vera Luiza  y  SOUZA, Gizele de. A incorporação da cultura física na instrução pública paranaense: em busca de uma Gymnastica racional (1882-1917). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.673-699.  Epub 17-Dic-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ds08.

O presente artigo investigou o processo de incorporação da cultura física pela instrução pública do Paraná, principalmente a inserção dos saberes relativos à Gymnastica, no período compreendido entre os anos de 1882 e 1917. Os documentos utilizados foram os relatórios de Governo, Coleção de Leis, Decretos, Actos e Regulamentos, com especial atenção aos manuscritos que tratam da situação da instrução pública paranaense. Também foram utilizadas as fontes jornalísticas, encontradas nos seguintes periódicos paranaenses: Dezenove de Dezembro, A República, Diário da Tarde, A Notícia e A Tribuna. A análise dos documentos indicou um lento processo de especialização da Gymnastica, marcado por uma série de avanços e recuos em busca de uma ginástica que contribuísse para a educação physica dos jovens paranaenses. A título de conclusão o artigo aponta que, nesse processo de incorporação dos elementos da cultura física, a instrução pública paranaense caminhou em direção a uma ginástica com um forte apelo racional, higiênico e educativo.

Palabras clave : Instrução Pública; Cultura Física; Ginástica; Educação Física; Paraná.

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