SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número73O Instituto Nossa Senhora da Glória e a escolarização em Francisco Beltrão-PR e região (1952-1982)30 anos da gratuidade nas universidades públicas paranaenses: avanços e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BALDEZ, Etienne. O fotógrafo vai à escola. Os usos da fotografia escolar por parte dos dirigentes da instrução pública primária (Paraná, Brasil, 1910-1950). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.729-750.  Epub 17-Dez-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ds10.

O presente artigo se volta para a análise da fotografia como fonte para a história da educação, valendo-se das imagens que foram registradas por fotógrafos anônimos e compiladas por prefeitos do Paraná, em resposta a um pedido do advogado e professor Alir Ratacheski, que organizou um livro pelo centenário paranaense, focado na instrução pública. Ao organizar o livro, Ratacheski classificou as fotografias das escolas como “ilustrativas”, devendo seguir ao lado da notícia a ela correspondente. Um modo de conceber a imagem como atestado do escrito. Seguindo a sugestão do organizador da publicação, ao invés de ficarem ao final do livro, as imagens poderiam entrar ao lado da tabela em que elenca os municípios e a quantidade de grupos escolares e escolas isoladas que funcionavam em 1920, por exemplo, ou serem dispostas quando escreve sobre o ensino mantido pelos municípios. Isso demonstra a organização pensada e a informação que se daria destaque atrelada a fotografias. Por meio da investigação aqui conduzida, percebe-se que havia por parte dos governantes, ao enviar essas fotos, um esforço em demonstrar ao governo estadual que escolas eram construídas, inauguradas, frequentadas e providas pelo município. As fotografias registram a estrutura dos prédios escolares, muitos em madeira, e um pouco do seu interior, o que nos permite observar a mobília das salas de aula e perseguir, também, os indícios da cultura material escolar.

Palavras-chave : Instrução pública; Paraná; Fotografias escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )