SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue7330 years of gratuity in public universities Paraná: advances and challengesThe concept of language defended in the journal “O Ensino” da inspectoria de Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GONCALVES, Kassia Camila  and  ORSO, Paulino José. A Pedagogia Histórico-Crítica no Paraná durante o governo de Roberto Requião (1991-1994): o começo do fim. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.777-793.  Epub Dec 17, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ds12.

Este artigo, de caráter teórico-bibliográfico e documental, resultado de uma pesquisa de mestrado na área de História da Educação, tem o objetivo de explicitar a política educacional desenvolvida no Paraná, durante o primeiro Governo de Roberto Requião (1991-1994) e sua relação com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), concepção teórica que fundamenta o CBEPPR (Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná), instituído em 1990, e demonstrar que, apesar desse feito, logo a seguir, o próprio governo iniciou um processo de redirecionamento desse currículo rumo à pedagogia cidadã, por meio de um documento orientador intitulado “Paraná: Construindo uma Escola Cidadã”, adequada à ordem vigente. Ficou evidenciado que a PHC não foi nem mencionada nos documentos analisados, que a postura do governador foi marcada pelo discurso ideológico que permeava as políticas educacionais dos anos 1990, e que a pedagogia cidadã se reduziu a uma proposta didática-pedagógica voltada para a conquista de direitos. Diferente disso, em sintonia com seus princípios e pressupostos, centrada numa proposta filosófica, epistemológica, ética, política, econômica, cultural e educacional, a PHC está comprometida com os trabalhadores e com a emancipação humana. Nesse sentido, a pedagogia cidadã, apesar de não se opor completamente à PHC, não supera a fragmentação do conhecimento, nem assume uma postura que se confronta com a ordem vigente e, portanto, não se coloca decididamente a serviço da transformação social como é o caso da PHC extinta durante os governos de Beto Richa e Ratinho Júnior.

Keywords : Educação; História da Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )