SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número73La Pedagogía Histórico-Crítica en Paraná durante el gobierno de Roberto Requião (1991-1994): el comienzo del finPrimeiras letras, pesca, pasto e lavoura: a influência do Código de Menores Mello Mattos no Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; LEAL, Sandra do Rocio Ferreira  y  NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. A concepção de linguagem defendida na revista “O Ensino” da inspetoria do Paraná (1922-1924). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.794-808.  Epub 17-Dic-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ds13.

O presente artigo tem por finalidade analisar a história da educação pela imprensa escrita, na década de 1920, com o objetivo investigar na revista “O Ensino” a concepção de linguagem veiculada aos professores da rede pública do estado do Paraná, uma vez que a referida revista era publicada pela Inspetoria de Ensino do Estado. Para tanto, foi utilizada especificamente a matéria que trata da concepção que permeava o ensino da língua portuguesa no estado do Paraná sob o título “O Ensino da Linguagem”, tendo como embasamento autores que tratam das concepções da linguagem, realizando o cotejamento entre os excertos da matéria. As reflexões sobre a revista “O Ensino” nos ajudam a compreender as iniciativas governamentais e as intencionalidades do Estado no que se refere à educação pública paranaense, apontando não apenas a base política do estado. Essa fonte de pesquisa demonstra também que esse material é rico em possibilidades de pesquisa, uma vez que registra o imediato e o contemporâneo do contexto veiculado, cabendo ao pesquisador o desafio de fazer a releitura, pois a imprensa não é neutra, e este desafio cabe ao pesquisador analisar, olhando o fenômeno em suas várias determinações, bem como seus reflexos na contemporaneidade.

Palabras clave : Revista “O Ensino”; Imprensa escrita; Inspetora do Paraná.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )