SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue73The concept of language defended in the journal “O Ensino” da inspectoria de ParanáHistory of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraná (1869-2008) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FERNANDES, Maria Nilvane. Primeiras letras, pesca, pasto e lavoura: a influência do Código de Menores Mello Mattos no Paraná. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.809-830.  Epub Dec 17, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ds14.

O artigo apresenta uma pesquisa historiográfica sustentada em fontes primárias e secundárias para uma análise documental e bibliográfica de maneira a identificar como ocorreu o atendimento de meninos e meninas durante as três primeiras décadas do século XX, no Paraná, com um foco inicial em três instituições estruturadas na Capital do estado. O estudo articula quatro questões que se entrecruzam: as orientações normativas para o atendimento dos menores; a organização e a construção inicial de um sistema de atendimento estadual; a efetivação de um atendimento escolar de primeiras letras, acompanhado da inserção no trabalho dos meninos e meninas nessas instituições; e, por fim, o estudo evidencia o panorama geral da construção dessas instituições que deixaram de estar centralizadas na Capital, sendo então construídas no interior do estado. O estudo concluiu que, em relação ao atendimento escolar, até a década de 1940, os meninos e meninas só possuíam acesso ao ensino de primeiras letras e nem sempre com a garantia de realmente terem acesso a ele, visto que nenhum dos pesquisadores identificou matrículas registradas na Secretaria de Estado da Educação. Aliados a um ensino informal e precário, os meninos e as meninas foram inseridos em atividades de trabalho pecuário, agrícola e pesqueiro com uma suposta inserção em qualificação profissional.

Keywords : Paraná; Código de Menores; Escolas Rurais; Inserção escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )