SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue73Brazilian teacher engagement scale: measuring the level of teachers' involvement with the teaching and learning processFreire and Liberation: Achieving Equality in Times of Oppression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos  and  NETA, Olívia Morais de Medeiros. 100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.885-913.  Epub Dec 17, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ao02.

Produzido no contexto da celebração dos 100 anos da criação da revista Pedagogium da Associação de Professores do Rio Grande do Norte, este trabalho foi construído com o intuito de apresentar o impresso como fonte e objeto para a História da Educação. A Pedagogium foi publicada pela primeira vez em julho de 1921, com o objetivo de contribuir para a formação dos professores e fortalecimento do magistério. Para este estudo, adotamos como fontes os números do impresso disponíveis no Repositório de História e Memória da Educação (RHISME/UFRN) e os jornais natalenses disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Nosso aporte teórico é constituído, especialmente, das contribuições de Ribeiro (2003, 2020), Certeau (1982), Zicman (1985) e Bastos (2015). Construímos nosso trabalho a partir da análise do impresso em suas três fases, buscando compreender os elementos que a caracterizavam, sobretudo acerca da sua materialidade e das temáticas contempladas. Compreendemos a revista como um lugar de memória (NORA, 1993) e destacamos suas potencialidades para o campo da História da Educação, sobretudo pela circulação de ideias pedagógicas que ela possibilitava e pelos diversos intelectuais envolvidos no processo de sua construção.

Keywords : Impressos pedagógicos; História da Educação; Pedagogium.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )