SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número73100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da EducaçãoLógicas de ação docente em tempos de pandemia: entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BONETI, Lindomar Wessler. Freire e a libertação: a conquista da igualdade em tempos de opressão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.914-933.  Epub 17-Dez-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ao03.

Com base nos ensinamentos de Paulo Freire, analisa-se, neste artigo, a intercessão das palavras liberdade e igualdade e a relação destas com a opressão, com atenção ao contexto da pluralidade de significados, complexidades e abstrações que carregam esta relação. Observa-se, em grande parte das obras de Paulo Freire, uma inquietação em relação ao projeto de modernidade com o uso da palavra e a construção da opressão. Assim, serão analisados os descaminhos da modernidade com o uso da palavra, com base nos ensinamentos de Paulo Freire, inicialmente de uma forma geral, mas se direcionando para o caso específico brasileiro. Metodologicamente, percorre-se os caminhos da racionalidade moderna e os diferentes significados da palavra razão, da redenção humana aos caminhos da opressão. Ou seja, na epistemologia da racionalidade moderna, a palavra Razão se apresenta como sinônimo de verdade, uma verdade com origem na cientificidade. Em nome dos significados da palavra razão, construiu-se um projeto de humanidade. Mas também, ao longo da história, especialmente com o advento das relações capitalistas, a palavra razão foi tomando novos significados, abrindo-se novos caminhos para a opressão. Finalmente, com perspectiva conclusiva, analisa-se o que seria uma nova razão, aquela que leva à liberdade e à igualdade, baseando-se nos ensinamentos de Paulo Freire, pela via da palavra.

Palavras-chave : Paulo Freire; Liberdade; Igualdade; Autonomia; Opressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )