SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue73Freire and Liberation: Achieving Equality in Times of OppressionEducaction in prison units: considerations about the pedagogical practice of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo  and  SOUZA, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de. Lógicas de ação docente em tempos de pandemia: entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.73, pp.934-959.  Epub Dec 17, 2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.073.ao04.

Este trabalho visa a identificar novas e antigas lógicas de ação que transitam pelo trabalho docente em tempos de pandemia de Covid-19, permitindo reunir elementos para refletir sobre inovação pedagógica e reinvenção da escola. O trabalho analisa os dados provenientes de duas pesquisas nacionais quantitativas, Fundação Carlos Chagas e Gestrado, além de dados qualitativos produzidos por observações do cotidiano de nove professores que atuam nos anos iniciais de quatro escolas, através de relatório de vinte e quatro estagiários de um curso de pedagogia. Identificam-se quatro novas lógicas que passaram a influenciar o trabalho dos professores: a lógica curricular, a lógica do tempo e espaço, a lógica do ensino-aprendizagem e a lógica relacional. Constata-se que, mesmo diante dessas novas lógicas, as práticas pedagógicas dos docentes, associadas aos objetivos da escola e ao currículo, não se alteram frente às lógicas de ação tradicionais, pois a forma escolar dominante limita as possibilidades de reinvenção. No entanto, professores, nomeados de inovadores, conseguem construir outras lógicas de ação com base em novas respostas para questões clássicas sobre “Por que ensinar? Para quem ensinar? O que ensinar? Como ensinar?”. Conclui-se que a reinvenção da escola pós-pandemia passa pela resiliência e inovação de professores capazes de desnaturalizar lógicas de ação curriculares, organizacionais e didáticas.

Keywords : Lógicas de ação; Trabalho Docente; Pandemia de Covid-19; Inovação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )